Idosos realizaram a primeira colheita da horta cultivada através do programa Saúde na Linha dos Olhos, no Parque Diamante +Energia
Alface, cebolinha e salsinha orgânicos complementarão o cardápio dos alunos atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) de Capivari de Baixo nos próximos dias. Os alimentos frescos e sem agrotóxicos foram cultivados com dedicação e carinho por dezenas de idosos que participam do projeto “Saúde na Linha dos Olhos – Cultivando Saúde e Bem-Estar”.
O projeto é promovido pelo Parque Diamante +Energia com o intuito de democratizar e garantir o acesso da comunidade da terceira idade a atividades, produtos e serviços que promovam efetiva melhoria na qualidade de vida.
Até o final do ano, o programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo (a partir de 60 anos) para proporcionar o contato com a natureza e manter a saúde por meio da cultura do cultivo de alimentos orgânicos (hortaliças, temperos e ervas medicinais).
De acordo com a engenheira agrônoma responsável pelo acompanhamento do projeto no Parque, Mylena de Medeiros, essa foi a primeira colheita desde o início do projeto, que conta com a participação de idosos das comunidades de Capivari de Baixo. “Foi muito legal ver a reação dos idosos que ficaram felizes por contribuírem com a alimentação dos alunos do Ceaca”, comenta.
A engenheira agrônoma explica que a partir de agora será feito um novo plantio para dar continuidade a este trabalho. Para isso, os participantes também contam com a orientação dos técnicos da Epagri de Capivari de Baixo, que compartilham informações e auxiliam no cultivo das hortas e ainda recebem as doações das mudas da Agropecuária Ouro Verde, que também é parceira do projeto.
Saúde na Linha dos Olhos
Durante o projeto, os idosos poderão participar de algumas atividades voltadas à saúde através da cultura e incentivo a alimentação saudável e ainda terão a oportunidade de compartilhar seus saberes com alunos da rede pública de ensino do município. Com o auxílio do técnico da Epagri do município, Leonir Roque Funez, são realizadas Oficinas de Compostagem e Horta Urbana com conceitos de agricultura orgânica, gestão de resíduos sólidos e orgânicos, benefícios da compostagem para o meio ambiente, tipos de compostagem, formas de utilização do adubo no plantio, tipos de horta urbana, preparação do solo, entre outros fatores. Também tem momentos de construção de uma composteira, preparo de canteiros até o plantio de hortaliças e verduras. As mudas são doadas pela Agropecuária Ouro Verde, que está sendo parceira do projeto.
Ervas medicinais e temperos, preparo de um jardim terapêutico, adubação e tratos culturais também são conceitos a serem trabalhados em outra oficina disponível aos participantes.
Quem pode participar?
As inscrições continuam abertas pelo link: www.parquediamanteenergia.com.br/saude-inscricao. Podem participar pessoas a partir dos 60 anos dos municípios de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava. Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter mais informações entrando em contato pelo telefone (48) 99904-1928.