O Parque Diamante +Energia implantou em 2019 o projeto Estação Cultural, viabilizado por meio Fundo Especial para Infância e Adolescência – FIA, que ofertou oficinas de música (instrumentos de corda e sopro), dança (balé e jazz) e teatro. Naquele ano, cerca de 200 alunos foram beneficiados.

Ainda em 2019, a administração do Parque implantou algumas mudanças nas oficinas neste ano. Entre elas, turmas com no máximo 15 alunos; três módulos de ensino anual; material de estudo complementar; certificado com banco de horas; audições gravadas e disponibilizadas aos alunos; sistema de pontuação e premiação; e acesso biométrico, medida adotada ainda em 2019, para avaliação.

No ano seguinte, apesar do surgimento da pandemia de coronavírus, o número de inscritos ultrapassou 320 alunos, de 7 anos de idade até adolescentes de 17 anos.

As aulas passaram a ser virtuais devido às medidas sanitárias. Com recursos do FIA o projeto encerrou em 2021, mas as oficinas seguiram sendo oferecidas, desta vez através da Lei de Incentivo à Cultura.

Galeria de fotos

Na oficina de violão o objetivo é levar aos alunos a partir dos 8 anos de idade o aprendizado do violão popular e introduzi-los ao violão clássico, obedecendo todas as etapas do aprendizado e respeitando as diferenças de evolução dos alunos.
As oficinas de dança e balé são voltadas para crianças e adolescente de 7 aos 17 anos de idade. A instrutora trabalha os mais diferentes fundamentos, próprios da modalidade, entre os quais, aquecimento, alongamento, flexibilidade, resistência e tônus muscular, boa postura, conhecimento e prática das modalidades de ballet clássico e jazz, musicalidade, ritmo, lateralidade, noção espacial, conhecimento básico do corpo humano, relaxamento, entre outros.
Nas oficinas de violino e piano o professor trabalha questões típicas da área como postura instrumental em pé e sentado, escala padrão 1ª posição, sincronismo de arcos, técnica de condução e aplicação do tempo, iniciação em musicalização com composições infantis e populares, iniciação ao livro Suzuki, volumes 1 ao 5, técnicas de expressão, repertório progressivo, entre outros.
A proposta da oficina de teatro é de proporcionar ao aluno a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar seus talentos, investigando o espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator. Os participantes são orientados de forma coletiva e individual. O resultado das atividades das turmas é mostrado em montagens teatrais. As apresentações servem como aplicação do conhecimento e estímulo para a experiência do teatro. É incentivado o compromisso dos alunos com a programação cultural na região, para a educação dos mesmos e para formação de plateia.

gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Ler mais
Pular para o conteúdo