Centenas de pessoas se emocionaram ao prestigiar a apresentação da orquestra holandesa Sinfonia Rotterdam, reconhecida internacionalmente pelo vigor de suas performances, em conjunto com o pianista Álvaro Siviero, de sólida carreira internacional, no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo na sexta-feira (4).
O município no Sul do Estado foi o único a receber o evento internacional, que contou com o patrocínio do Banco Sofisa e Diamante Energia. Além de Capivari de Baixo, a renomada orquestra holandesa também se apresentou nas cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), com renda integralmente revertida para causas educacionais e sociais.
O pianista Álvaro Siviero foi convidado para solar com a orquestra no Concerto n.2 de Chopin, uma de suas especialidades. “É com enorme alegria que abraço esta turnê com uma orquestra que guarda, para mim, um lugar especial no coração. Ainda me recordo, com emoção, do enorme êxito das apresentações que realizei com esta orquestra na Holanda e Bélgica, ao final do ano passado”, comenta Siviero. Com repertório focado no período romântico musical, a apresentação encantou às centenas de pessoas que lotaram o auditório do Parque.
No ano passado, a Diamante Energia apresentou a Orquestra de Viena, também no Parque. O grupo austríaco é conhecido mundialmente pela elevadíssima qualidade musical e os ingressos esgotaram semanas antes da apresentação em Capivari de Baixo.
Sinfonia Rotterdam
Fundada em 2000, a Sinfonia Rotterdam estabeleceu-se como a principal orquestra holandesa especializada em obras-primas do período clássico, com temporadas regulares nas mais importantes salas de concerto da Holanda, como o Royal Concertgebouw, em Amsterdam, e o De Doelen, em Rotterdam. O estilo vigoroso de suas performances, unido a uma linguagem musical transparente de execução, conferiram-lhe um reconhecimento artístico, prestígio e renome, igualmente no repertório romântico e contemporâneo, apresentando-se em turnês que incluem o Brasil, Chile, Colômbia, México, Inglaterra, Alemanha, Eslovénia, Rússia, entre outros. Suas premiadas gravações pelos selos Telarc, Channel Classics e Talent Records, entre outros, tornaram-se referência. O maestro sul-africano Conrad van Alphen, como diretor artístico e regente principal da Sinfonia Rotterdam, inseriu esta orquestra entre uma das mais importantes nos Países Baixos, com temporadas de concertos no De Doelen, em Rotterdam, bem como no Royal Concertgebouw, em Amesterdam, bem como turnês pela Rússia, México, Colômbia e Chile.
Entre os anos de 2005 e 2009, van Alphen ocupou o cargo de maestro titular da Orquestra Filarmônica de Kislovodsk, na Rússia, sendo premiado por sua contribuição às artes pelo Ministério da Cultura de Kislovodsk. Como artista convidado da Moscow Philharmonic Society, regularmente atua em concertos sinfônicos com diversas orquestras internacionais na Sala Tchaikovsky, em Moscou, além de atuar em países como a Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Bulgária, Rússia, Polônia, África do Sul, China e México, além de turnês pela Itália, Suíça com a Bochumer Symphoniker, Philharmonie Zuidnederland, Capella Orquestra, Sinfônica de São Petersburgo, Israel Camerata, da Orquestra Filarmônica de Bruxelas, bem como a Orquestra Nacional Russa, em turnê com o pianista Mikhail Pletnev.
Pianista Álvaro Siviero
O paulistano Álvaro Siviero é um apaixonado pelo piano. Apresentando-se regularmente como concertista, recitalista e camerista, acumula passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, USA, República Tcheca, Eslováquia, Emirados Árabes, Áustria, Polônia, França, Equador, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Ilhas Maurício, Ilhas Reunião, Holanda, Colômbia, Espanha, Uruguay e Peru, apresentando-se em turnês com orquestras do porte da London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra.