Mostra de dança, espetáculos de Cias convidadas, workshops, oficinas e outras atividades fazem parte da programação gratuita
Pela primeira vez, o Dança em Cena realiza uma edição no Sul de Santa Catarina. O projeto, considerado um dos mais importantes do gênero no Estado, levará para o Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, uma programação gratuita neste fim de semana (7 e 8 de outubro) com mostra de dança, espetáculos de Cias convidadas, workshops, oficinas em escolas municipais e muito mais. Toda a agenda é gratuita e terá recursos de audiodescrição e tradução simultânea em LIBRAS.
Além de celebrar a arte da dança, uma das vocações de Santa Catarina, o Dança em Cena | Edição Sul oportuniza a circulação de companhias com trabalhos já consolidados e assegura a primeira experiência de palco para bailarinas e bailarinos amadores.
Entre os convidados que sobem ao palco estão grupos de trajetória já reconhecida no cenário catarinense: House Dance Floripa, Cia Flamenca Carol Ferrari, Cia Parque Diamante, Cenarium Company e Cia de Dança Garopaba Atitude.
O Dança em Cena é realizado desde 2017 em Florianópolis. De lá para cá, tem contribuído para a formação de público e de novos bailarinos. “Esta edição itinerante é uma oportunidade de intercâmbio e de ampliar o que já estamos fazendo na Capital”, afirma Aline Menezes, diretora artística do Dança em Cena.
Além das atrações no palco montado no Parque Diamante e da praça de alimentação para o público curtir o fim de semana, o projeto chega também a alunos da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo.
Os bailarinos Gui Fant e Julia Milan, duas referências em danças urbanas, ministram oficinas exclusivas da Cultura Hip Hop nesta semana em três escolas de educação básica: EMEB Vitório Marco, EMEB Dom Anselmo e EMEB Santo André.
Mostra de Dança em 10 gêneros diferentes
A Mostra de Dança é uma das marcas do Dança em Cena. Na edição Sul, um palco arena montado no Parque Diamante +Energia recebe apresentações de solos, duos e conjuntos da região com coreografias em 10 gênero diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre. Serão três sessões de apresentações em cada dia, sábado e domingo, sempre à tarde.
Espetáculos gratuitos de Cias renomadas
Durante os dois dias de programação, o palco do Dança em Cena | Edição Sul terá apresentações de companhias de dança com destaque na cena de Santa Catarina. Conheça os espetáculos:
House Dance Floripa apresenta Time to Jack
Espetáculo Time to Jack percorre brevemente a história do House Dance e House Music desde o surgimento até as culturas e danças que influenciam até hoje esse movimento. Muito além do que apenas passos rápidos com as pernas, a Cultura House surgiu dentro de espaços que acolhiam as minorias, pessoas pretas, LGBTQIA+ e imigrantes em Nova York, nos Estados Unidos, no final dos anos 70. Desse movimento underground e de resistência surge o House Dance. A montagem tem direção e coreografia de Diego Tavares e Vivian Shimizu, dois pesquisadores e professores da House Dance que atuam em Florianópolis e produzem o House Dance Floripa.
Cia Parque Diamante apresenta o espetáculo Surpresa
Prepare-se para uma jornada de descobertas guiada pela Cia Parque Diamante, do professor e coreógrafo Alex Martins. O espetáculo Surpresa gira em torno de um grupo de amigos que decide planejar uma surpresa especial para um membro do grupo que acha que foi esquecido no dia do aniversário. A trama é contada por meio da dança: segredos são revelados, amizades são testadas e o poder da surpresa é explorado.
Premiada no Festival de Joinville em Jazz e Dança Contemporânea, além de colecionar prêmios na Argentina, Alemanha e México, a Cia Parque Diamante é resultado das aulas gratuitas nas oficinas de ballet e jazz no Parque Diamante.
Cia Carol Ferrari apresenta espetáculo de dança flamenca Aire
A curitibana Carol Ferrari leva a experiência e a pesquisa de 27 anos dedicadas ao flamenco para o Parque Diamante. Em Capivari de Baixo, sua companhia apresenta Aire, espetáculo com música ao vivo que expressa a essência desse estilo tipicamente espanhol e com origens que remontam às culturas gitanas.
Além do Brasil, Carol Ferrari também tem no currículo apresentações, tablaos e workshops nacionais e internacionais, fomentando intercâmbio de artistas desse estilo de dança e música.
Cenarium Company apresenta espetáculo Convergência
Indicado para todas as idades, o espetáculo Convergência da premiada Cenarium Company, tem elenco eclético que celebra as possibilidades da arte. A montagem tem direção artística de Victoria Scatena e Bárbara Rey, coreografada também por Anderson Anversi. A composição da cena é por meio da linguagem do Ballet Clássico e do Contemporâneo, envolvendo coreografias premiadas e expressivas que evidenciam a pluralidade do movimento.
O grupo é formado com elenco do Jovem Ballet SC e alunas da Cenarium Escola de Dança, uma das principais escolas da Grande Florianópolis, fundada em 2005, com direção geral de Aline Menezes.
Cia Garopaba Atitude apresenta Pão e Circo
Reconhecida pela pesquisa em Breaking em interface com a dança contemporânea, a Cia Garopaba Atitude apresenta Pão e Circo, um grande show case que brinca com o personagem palhaço e suas nuances. O espetáculo é um misto entre realidade e ficção em que os corpos híbridos do elenco se inspiram em bonecos articulados e no imaginário para dar vida a personagens que através da linguagem breaking se movem e constroem uma dramaturgia contemporânea para essa composição.
A Cia Garopaba Atitude surgiu em 2006 e, desde então, vem construindo uma identidade singular no campo das danças urbanas.
Capacitação em dança
Em paralelo à Mostra de Dança, o Dança em Cena | Edição Sul promove capacitação em dança para bailarinos amadores e profissionais. Serão dois workshops e uma mesa redonda, todos gratuitos.
No sábado (7), às 13h30, os professores Vivian Shimizu e Diego Tavares, da Cia House Dance Floripa, ministram o Workshop Explorando os ritmos: House Dance e Interação Social. Nessa capacitação, eles ensinam sobre a House Dance, uma forma de expressão que combina movimentos inspirados na capoeira, sapateado, jazz, salsa, dança afro e samba. O estilo é originário das animadas boates dos Estados Unidos, já no declínio da era Disco.
Logo depois, às 14h30, cinco bailarinos e professores convidados, Carol Ferrari, Diego Tavares, Alex Martins, Andreia Zaida e Julia Milan, participam de uma mesa redonda sobre a Dança como Carreira. Eles irão compartilhar suas jornadas individuais na dança, desde a formação até a construção das suas carreiras.
Já no domingo (8), às 13h30, ocorre a Workshop Samba de Gafieira: Brincando com o Tradicional, com os bailarinos Nando Berto e Laíse Moraes. Trata-se de um workshop indicado para todos os níveis que vai ensinar a base técnica e cultural do samba aliada aos conceitos técnicos da dança de salão.
Urbanas em Cena
Uma das sessões mais aguardadas do Dança em Cena | Edição Sul é o Urbanas em Cena, sessão especial da programação da Mostra de Dança no sábado (7), às 19h15.
Será uma grande celebração coletiva à cultura Hip Hop que conta com a participação de convidados especiais e intervenções artísticas. Os professores Gui Fant e Julia Milan, duas das principais referências da cena urbana de SC, comandam essa ação.
Troféu vai reconhecer grupo destaque da edição Dança em Cena | Sul 2023
Novidade desta edição, Troféu Dança em Cena | Sul 2023 irá reconhecer um grupo destaque com um prêmio no valor de R$ 2 mil. A premiação é destinada apenas para conjuntos previamente inscritos nessa sessão especial e será entregue no domingo (8).
A Mostra de Dança do Dança em Cena é caracterizada por não ser competitiva e o Troféu Dança em Cena tem o propósito de celebrar e incentivar os talentos da região.
O Dança em Cena | Edição Sul é apresentado pela Diamante Geração de Energia, e conta com co-patrocínio de Texneo e Buschle, Lepper e JCW Alimentos. O projeto tem o apoio cultural do Parque Diamante +Energia, Associação Jorge Lacerda e Incentive. A produção é da Marte Cultural. Realização da Cenarium Escola de Dança, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.