Apresentações teatrais, brincadeiras e músicas retrataram os clássicos da cultura popular
Saci, Cuca, Iara, lobisomem e tantos outros personagens do folclore brasileiro envolveram o público que participou da grande Festa Popular do Folclore Brasileiro, no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, neste domingo (1º).
Adultos e crianças se divertiram ao interagir com os personagens que circulavam pelo Parque levando sorrisos e mistérios dos mitos e lendas.
O grupo 7atos apresentou o espetáculo “As Estrepolias do Boi” desvendando as histórias da cultura popular.
Movimentos de capoeira também foram ensinados durante um aulão no gramado, com a Cia Alex Martins. A Cia também coordenou uma série de brincadeiras ao ar livre que levaram conhecimento sobre o folclore e muito entretenimento. Pegue o Saci, caça Cuca, jogo da memória, jogo da peteca e pinturas faciais foram algumas das atividades feitas no decorrer da tarde.
A música também embalou milhares de pessoas que circularam pelo Parque com o Cangaceiro Praieiro. Reggae, rock pop, MPB e forró foram os ritmos da apresentação musical do artista.
O Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (GRUPEP) da UniSul, levou ainda mais conhecimento ao fazer uma exposição de objetos alusivos ao folclore brasileiro. Equipe da UniSul e estudantes do curdo de História participaram da ação.
“Durante o evento, distribuímos publicações dos nossos estudos e compartilhamos os resultados das pesquisas arqueológicas, destacando a diversidade cultural e os objetos produzidos pelos grupos que viveram nesta região há cerca de 7 mil anos. Foi uma tarde de domingo agradável, onde tivemos a oportunidade de conversar com os visitantes do parque e falar sobre a rica herança cultural da nossa região”, conta Geovan Guimarães, professor e arqueólogo do Grupep.
Brinquedos infláveis disponibilizados gratuitamente por meio de uma parceria com a NDTV também garantiram a diversão da criançada.
A Festa Popular encerrou com uma apresentação que lotou o teatro do Parque. Com o tema “Encantos da noite: Lendas do Folclore”, os alunos da Oficina de Teatro do Parque interpretaram os personagens e cativaram o público durante todo o espetáculo. “São dias de dedicação e ver o teatro cheio nos incentiva cada vez mais, além de fomentar a expressividade, o autoconhecimento, comunicação, saber trabalhar em equipe e tantas outras coisas que trabalhamos nas oficinas. Agradecemos ao público que nos prestigiou e esperamos continuar levando cultura para toda a nossa região”, afirmou a professora da Oficina de Teatro, Fernanda Neves, ao final da apresentação.
O evento também foi inclusivo e contou com acessibilidade e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A ação cultural gratuita foi realizada por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Acompanhe as redes sociais do Parque no Instagram (@parquediamanteenergia) e o site parquediamanteenergia.com.br para mais informações sobre a programação dos eventos.