Inicia neste sábado, 28, e segue até dia 05 de fevereiro, o 12º Prêmio Desterro, consagrado Festival de Dança de Florianópolis, considerado o segundo maior festival de dança do país, mas também respeitado internacionalmente.
No edição de 2022 (25 a 30 de janeiro) a Oficina de Dança do Parque Diamante +Energia participou do festival pela primeira vez e a estreia foi marcante. Cinco premiações na fase classificatória e três premiações na fase final: 1º lugar jazz duo Júnior; 2º lugar jazz conjunto Júnior ; e 3º lugar jazz solo masculino Júnior.
Depois disso, bailarinos da Oficina de Dança participaram de vários outros festivais, inclusive fora do Brasil, obtendo até melhores desempenhos e premiações. Mas o fato é que o grupo de dança do Parque está de volta neste ano ao Prêmio Desterro, sonhando alto novamente, desta vez com uma comitiva de 13 bailarinos, inscritos em competições de Jazz e Contemporâneo, em disputas solo, duo e conjunto. A coordenação continua sendo do professor da oficina, Alex Martins.
Além do alto nível dos bailarinos do Parque, chamou a atenção da produção de jornalismo da NST TV, afiliada da Rede Globo em santa Catarina, um aspecto diferencial: O grupo de dança do Parque é oriundo de projeto social, ou seja, que as aulas são ofertadas gratuitamente aos interessados.
Em razão desta característica do projeto, uma equipe da sucursal de Criciúma (Rachel Schneider e Maicon Marinho) esteve nesta semana no Parque para gravar imagens de ensaio e entrevistas com bailarinos e com o professor Alex, buscando mostrar a expectativa do grupo para 12ª edição do Desterro, e outros aspectos da preparação. O material vai ser usado na composição de uma grande matéria que a NSC TV levará ao ar, provavelmente no programa NSC Notícias, no sábado à noite, em rede estadual, que mostrará a magnitude do festival e alguns aspectos do evento e dos participantes.
Oficinas
Além da Oficina de Dança o Parque oferece oficinas em outras modalidades, totalmente gratuitas também. Em breve, a coordenação de projetos definirá quais as oficinas e o úmero de turmas a serem formadas em cada uma delas. A coordenação aguarda o desfecho de alguns trâmites administrativos para que possa anunciar o início do período de inscrições para as oficinas culturais para 2023.