Cerimônia de entrega de certificados homenageou empresas da região que contribuem com o programa realizado pela Fiesc, Tribunal de Justiça e entidades parceiras
Em uma noite de celebração e reconhecimento, o Parque Diamante +Energia e a Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do Parque, receberam o certificado de Empresa Amiga do Programa Novos Caminhos. Empresas, entidades e pessoas físicas da região também foram homenageadas durante a cerimônia realizada no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, na noite desta quinta-feira (14).
O programa Novos Caminhos é desenvolvido há 10 anos pelo Tribunal de Justiça (TJSC), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) com o objetivo de oferecer capacitação e oportunidade de emprego para crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento e estão prestes a sair da permanência no abrigo, por terem alcançado a idade máxima permitida, para que, ao deixarem o serviço de acolhimento, tenham autonomia, independência financeira e oportunidade de uma vida digna.
O Parque Diamante +Energia foi parceiro do programa na realização do evento. “Para nós do Parque Diamante +Energia é um prazer receber o certificado de um programa tão bonito como o Novos Caminhos. A união de ações voluntárias, que ajudam essas crianças e adolescentes a terem mais oportunidades, está relacionada com os ideais do Parque. Ficamos felizes em contribuir para a realização desse evento e gratos pelo reconhecimento”, afirmou o presidente da associação Jorge Lacerda, Valdeci Algayer.
Para o Gerente de Operação do Sesi, Senai e IEL Sul e litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto, que integra o programa, o Novos Caminhos está transformando a realidade de crianças e adolescentes por meio da educação. “Para nós do Sesi/Senai é motivo de grande satisfação fazer parte desse movimento e poder contribuir com educação profissional e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Agradecemos a todos os parceiros, a todos os voluntários que fazem parte desse grande movimento e estaremos juntos em 2024 para fazer ainda melhor”, afirma.
O Programa
O Novos Caminhos tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de seis anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Ao ingressarem na iniciativa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Nascido em Chapecó em 2013, o programa viabilizou, ao longo destes 10 anos, mais de 13 mil matrículas em cursos profissionalizantes. Além disso, propiciou a inclusão de 1,2 mil jovens no mercado de trabalho.
O programa reúne também as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Administração Regional de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.