A cerimônia de abertura do evento está marcada para o dia 9 de maio, às 19h30, no Teatro do Parque Diamante +Energia em Capivari de Baixo. A solenidade será conduzida pela equipe do Grupep – Arqueologia, contando com a presença da comissão organizadora do evento e discursos de representantes da Diamante Geração de Energia e do Parque Diamante +Energia. Em seguida, haverá a palestra principal intitulada “Nhandereko Modo de Viver Guarani”, ministrada por Fabiano Karaí, mestre em Ciências Ambientais pela Unesc.
As oficinas acontecem nos quatro dias no período matutino (8h às 11h) e vespertino (13h45 às 16h30), e as atividades são direcionadas ao público do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, bem como à comunidade acadêmica e público em geral.
Serão ofertadas as seguintes oficinas: Arte rupestre brasileira; Ceramistas de Santa Catarina; Escavação arqueológica simulada; Olho D’Deus (artefato de produção indígena); Oficina temática com Bel Anima; Dança circular; Trilhas da memória; Apresentação do grupo Teatrália.
Cada turma, de até 35 alunos, poderá participar de apenas uma oficina, previamente agendada. Após a oficina o parque dispõe de uma estrutura de lazer que pode ser usufruída pela instituição escolar (parque, espaço para lanche, lanchonetes, entre outros).
As atividades ocorrerão no Centro de Cultura e Sustentabilidade do Parque Diamante, independente das condições climáticas.
A realização é da Garapuvu – Patrimônio e Cultura, através do edital Elizabete Anderle, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, Parque Diamante +Energia, e Programa Diamante +Educação Ambiental.
O apoio é da Diamante Geração de Energia, Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia – Grupep, Universidade do Sul de Santa Catarina – UniSul Sociedade Amigos das Locomotivas a Vapor – Salv e Teatrália Produções.
As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo, que dará também acesso à descrição de cada oficina e aos horários de cada uma:
https://forms.gle/QXN5rfggzWYRmp8p8