A Escola Estadual de Ensino Básico Tomásia Mendonça Fernandes, de Pescaria Brava, recebeu nessa quarta-feira (11/05) a primeira visita técnica do projeto Encantos do Meio Ambiente (EMA) na Escola. A coordenadora do EMA, engenheira agrônoma Mylena de Medeiros e a bióloga do projeto Vanessa Pacheco promoveram no período da manhã uma oficina de compostagem para um grupo de professores formado por um professor de cada unidade escolar do município. Eles aprenderam a confeccionar uma composteira, tiveram aula de compostagem e cada escola foi contemplada com um kit de compostagem. “O objetivo é que cada professor participante seja um multiplicador dos conhecimentos adquiridos e transfira para toda a escola a técnica e a prática da compostagem”, pondera a coordenadora do EMA..
À tarde, as duas representantes do EMA proferiram uma palestra sobre resíduos e compostagem para todos os alunos da mesma escola, que fica na localidade de Sertão da Estiva.
Os próximos municípios com unidades escolares a serem contempladas pelo EMA na Escola são Treze de Maio e Jaguaruna.
O projeto Encantos do Meio Ambiente é uma iniciativa da Diamante Geração de Energia, proprietária do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, e patrocinado pela própria empresa. O projeto nasceu em 2019 e desde então tem recebido em média 6,5 mil alunos por ano, mesmo no período da pandemia da covid-19.
Além das incursões nas escolas, o EMA tem como principal objetivo a oferta de aulas sobre meio ambiente na sede do projeto, nas dependências do Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, para crianças das redes pública e particular de ensino dos municípios do Sul do estado e a grupos de entidades e empresas interessadas. As visitas são feitas em grupos. .
Para mais informações ou para agendar aulas basta entrar em contato pelo (48) 99854-9495. Para saber mais sobre o Projeto também é possível pelo Instagram do @encantosdomeioambiente