Edição inaugural de um dos principais festivais literários do país em formato itinerante ocorreu neste sábado, em Capivari de Baixo
O Parque Diamante +Energia sediou a estreia do novo formato de um dos principais festivais literários do país. Agora no formato itinerante, o evento Tarrafa Literária Viaja reuniu apreciadores da cultura e da literatura em Capivari de Baixo neste sábado (29). A Diamante Geração de Energia foi a patrocinadora do evento.
Prestes a completar 15 anos como um dos mais importantes eventos do segmento literário no Brasil, a Tarrafa Literária, criada pelo livreiro, editor e autor de Santos, em São Paulo, José Luiz Tahan,
recebeu os escritores Mário Prata e Xico Sá, como convidados da edição inaugural.
Eles participaram de um bate-papo mediado pelo fundador do evento, José Luiz Tahan. Além de abordar as respectivas trajetórias, obras e processos criativos, os encontros também discutiram a produção e o mercado literário brasileiro.
O escritor Mário Prata, que também é jornalista, dramaturgo e cronista, já recebeu 18 prêmios nacionais e internacionais. Sua publicação mais recente é o romance “Drible da Vaca”, lançado em 2021. Ele participou do evento e pode compartilhar algumas de suas experiências com o público. Um dos grandes destaques do Tarrafa Literária Viaja deste sábado, também foi Xico Sá. O jornalista iniciou sua carreira como repórter investigativo e ficou conhecido por suas participações nos programas como Amor e Sexo da Rede Globo, Saia Justa Verão e Papo de Segunda (GNT), Cartão Verde (TV Cultura) Extraordinários, no canal SporTV. Autor de diversas obras literárias, compartilhou sua opinião sobre o cenário literário com os participantes do evento durante o bate-papo mediado por José Luiz Tahan.
Para a analista de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Governança da Diamante Geração de Energia, Beatriz Joaquim Ribeiro, foi uma satisfação poder apoiar projetos que fomentem a literatura. “Nossos pilares de Responsabilidade Social são sustentabilidade, inclusão social e cultura, e ter a Tarrafa Literária em sua versão ´Viaja’, foi de grande relevância para a comunidade no qual estamos inseridos. Buscamos sempre apoiar projetos de relevância em nossa região e que fazem a diferença na vida das pessoas”, afirma Beatriz.
A programação contou ainda com sessão de autógrafos dos escritores convidados e uma apresentação do fotógrafo paulistano Guto Ambar sobre sua mais recente obra – o projeto “Florianópolis – Retratos Culturais Açorianos” – e foi encerrada com um show do Duo Choro de Bolso, acompanhado pelo músico Danilo Oliveira.
“A Tarrafa Literária historicamente recebe em Santos (SP) leitores de todos os cantos do país, estimulados pela oportunidade de estar diante de seus autores favoritos para trocar experiências e reflexões. Com base nesta experiência consolidada e a transformação e impacto que ela causa no público, chegamos a este formato itinerante. A ideia é expandi-lo a partir de agora, também para outras cidades do país”, comenta Tahan.