O Parque Diamante +Energia (Capivari de Baixo) recebeu nesse fim de semana (12 e 13/11) o Challenger Internacional V de Basquete 3X3. Com uma quadra para jogos profissionais e duas para disputas amadoras, o torneio mudou a rotina dos frequentadores do Parque, habituados a eventos de cultura. A transmissão ao vivo pelo Band Sports e o canal do YouTube da Federação Internacional de Basquete 3x3m (FIBA) e da deu visibilidade internacional ao evento.
No total, 16 equipes disputaram o torneio que, além da premiação de US $40 mil, deu duas vagas – ao campeão e vice-campeão – para a etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Hong Kong, nos dias 26 e 27 de novembro.
Além dos cinco times brasileiros, Joinville , Limeira, Rio Preto, Santos e São Paulo DC, estiveram na disputa outras 11 equipes estrangeiras: da França, Estados Unidos, Lituânia, Sérvia, Chile, Japão e Holanda. As equipes estrangeiras foram: (Amsterdam Hipro (NED), Šakiai Gulbelė (LTU), Belgrade Partizan (SRB), Paris (FRA), NY Harlem (USA), Utsunomiya BREX (JPN), Chicago (USA), Rouen (FRA), Akademija (VDU LTU), Čačak Huishan (NE SRB) e Viña del Mar (CHI))
No sábado (12), nas disputas de grupos, aconteceram 19 partidas na arena profissional montada dentro do Centro de Cultura e Sustentabilidade do Parque. No domingo (13), na fase eliminatória, outras sete partidas.
O grande campeão do torneio foi o Šakiai Gulbelė, da Lituânia, levou o prêmio de US $15 mil e ainda uma vaga à etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Hong Kong.
O vice-campeão foi o Amsterdam Hipro, da Holanda, que garantiu a segunda vaga para o FIBA 3×3 World Tour nos dias 26 e 27 de novembro, e também embolsou US $10 mil.
O terceiro colocado foi o Belgrado, da Sérvia que dividiu US $15 mil com a quatro equipes subsequentes.
Além das premiações na liga profissional, os destaques nas competições amadoras receberam medalhas e troféu.
Embora bastante difundida no sudeste do país e em grandes cidades, o Basquete 3X3 ainda não é muito popular no interior e em cidades menores, como é o caso da região da Amurel. No entanto, a etapa capivariense do torneio foi sucesso de público nos dois dias da competição. As acomodações do Parque Diamante, logística e organização também renderam elogios do presidente da ANB 3X3, Alex Negret, que já está pensando em voltar para cá em 2023.
“O saldo é mais do que positivo. Tudo foi milimetricamente planejado, por nós e pelo pessoal do Parque Diamante. Do ponto de vista técnico não há o que falar, jogos de alto nível e a arbitragem formada por árbitros internacionais. Arena climatizada, com arquibancadas confortáveis. Quero destacar que os colaboradores do Parque foram excepcionais. Estou encantado com a parceria, com o acolhimento e com a cordialidade de todos. Com tudo isso, só podia resultar num evento fantástico, como foi”, disse Negret.
Grandiosidade
O Challenge Internacional é o maior evento de basquete 3X3 da história do Brasil. Foi realizado em parceria entre a FIBA 3X3 (Federação Internacional de Basquetebol 3X3) e a ANB 3X3 (Associação Nacional de Basquete 3X3). De acordo com o ranking de competições da FIBA, etapas do World Tour e Olimpíadas são consideradas de nível 10, enquanto o Challenge de Capivari de Baixo foi de nível 9. O Challenge foi o único evento deste porte no hemisfério sul.
O Challenger Internacional V de Basquete 3X3 teve o patrocínio master da Diamante Geração de Energia. Teve também patrocínios de: Açúcar Guarani, Wilson e Ministério do Esporte. O Parque Diamante +Energia e a Prefeitura de Capivari de Baixo apoiaram o evento. A etapa tem a chancela da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB) da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A realização é da FIBA3x3 e ANB3x3.
O presidente do Conselho de Administração da Diamante Geração de Energia, patrocinadora master, Jorge Nemr, o presidente da Diamante, Pedro Litsek, o diretor administrativo-financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, o gerente de controladoria e finanças, Alexandre Fugimoto, o presidente da Associação Jorge Lacerda – AJL (entidade que administra o Parque Diamante +Energia) Valdeci Francisco Algayer e o vice-presidente da AJL, Luiz César Fernandes acompanharam os jogos e também estiveram presentes no ato de premiação das equipes. E ainda o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, e o presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Pedro Camilo.
De acordo com o presidente da AJL, Valdeci Algayer, o Parque Diamante +Energia vem se consolidando na realização de grandes eventos. “Já somos referência na área cultural, mas com o Challenge, abrimos mais uma porta, e mostramos que temos condições também de investir no esporte”, disse Valdeci.
Para o presidente do Conselho de Adminstração da Diamante, Jorge Nemr, o torneio ultrapassou as expectativas. “A cobertura da FIBA e da Band Sports ajudou muito a colocar Capivari de Baixo e região em evidência. Temos interesse em continuar com este projeto, inclusive colocando oficinas de 3X3 para as comunidades mais carentes. Nossa intenção é continuar e fomentar este esporte na região”, pontuou Jorge.