Moradores de diferentes regiões participaram do evento neste domingo (15) no Parque Diamante +Energia
Famílias de diferentes cidades da região participaram da Festa Junina no Parque 2025 neste domingo (15), no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo.
Bandeirinhas, barracas de quitutes e muita animação marcaram a programação que iniciou às 10h e se estendeu durante todo o dia com inúmeras atrações.
A moradora do município de Sangão Tarciane Andrade foi com a família assistir a sobrinha, que participou de uma das apresentações, e ficou encantada com a organização do evento. “Viemos a convite da minha sobrinha, mas sempre que dá, gostamos de vir até o Parque e passar as tardes nos finais de semana. É maravilhoso ver a organização de todos os eventos que acontecem aqui”, comentou.
A família toda vibrou ao ver as apresentações dos alunos das oficinas culturais desenvolvidas no Parque Diamante, as apresentações da Cia Alex Martins e das escolas municipais de Capivari de Baixo. Com danças tradicionais da festa popular junina, os grupos mostraram seus talentos e arrancaram sorrisos, emoção e muitas palmas do público.
A moradora de Tubarão Vania Becker foi com o marido. Ela conta que começou a fazer aulas de teatro no Parque e também costuma frequentar o local. “Acho incrível o Parque dar todo esse incentivo à cultura e à arte. Comecei a fazer as oficinas de teatro e sempre participo dos eventos.”
Como Ponto de Cultura certificado, o Parque Diamante +Energia valoriza as festas populares e contou com a parceria da prefeitura de Capivari de Baixo. Os estudantes das escolas municipais apresentaram danças típicas como pau de fita e quadrilha.
Danças típicas e música
A programação iniciou no período da manhã, a partir das 10h, com as apresentações dos alunos das oficinas culturais de ballet, jazz, teatro, violão e violino. Os alunos participaram das quadrilhas, danças típicas e apresentaram uma peça teatral. A Cia de Dança Alex Martins também fez apresentações de ballet e jazz.
A escola EMEB Vitório Marcon e a EBM Dom Anselmo Pietrulla realizaram uma apresentação de dança de quadrilha. A Escola Santo André fez uma apresentação de dança country. A EMEB Pequeno Polegar trouxe a dança de pau de fita. Já a EMEB Stanislau Gaidzinski Filho organizou o Correio Elegante, que divertiu o público com a troca de cartinhas.
Além das diversas apresentações de dança, a Festa Junina também embalou o público com as bandas Cangaceiro Praieiro e Entreparentes.
Junto à programação da Festa Junina, o Parque também realizou mais uma edição da Feira de Artesanato. As Feiras ocorrem uma vez por mês com o objetivo de promover a produção cultural e artística, bem como estimular a economia local.
Venda de quitutes típicos
A festa também teve quitutes típicos para a venda. Os alunos das oficinas culturais do Parque e das escolas Vitorio Marcon, Escola Santo André, EBM Dom Anselmo Pietrulla, EMEB Pequeno Polegar e Stanislau, foram os responsáveis pelas vendas. O valor arrecadado será destinado para as unidades escolares participantes, reforçando o compromisso do Parque Diamante +Energia com o apoio e incentivo à comunidade local.
O evento foi inclusivo e contou com acessibilidade e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além da programação cultural, o Parque teve o apoio da Uniben, que disponibilizou uma cabine para fotos e o apoio de Sicredi e Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo.
A ação cultural gratuita foi realizada por meio do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.
Acompanhe as novidades e ações do Parque pelo site parquediamanteenergia.com.br e pelas redes sociais (@parquediamanteenergia).