A Diamante Geração de Energia e o Projeto Encantos do Meio Ambiente –EMA, mantido com recursos da empresa promovem uma palestra de Diego Saldanha, criador da primeira ecobarreira do país, no auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul, no dia 07 de junho de 2022. O título da palestra é “Lixo no Mar: problemas e soluções”. Diego falará sobre resíduos e sobre a sua ideia inovadora, que ganhou repercussão mundial. A palestra é voltada para alunos do 6º ano ao 3º ano do ensino médio, mas aberta também a qualquer interessado. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente da Diamante Geração de Energia, que acontece entre os dias 05 e 10 de junho.
Neste dia haverá duas palestras de Diego Saldanha, com a mesma temática: uma das 9h às 11h e outra das 14h às 16h. No período da tarde também haverá exposição e participação de profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), unidade de Laguna.
Embora não seja um pré-requisito para participação, a organização do evento solicita aos responsáveis pela condução dos grupos para que informem a quantidade estimada de integrantes já que o auditório tem capacidade limitada de 380 pessoas, e também porque será servido um lanche aos participantes.
Mais informações com Mylena de Medeiros, coordenadora do EMA, pelo (48) 99854-9495. A programação da Sema da Diamante será divulgada em breve pela empresa e repostada no site do Parque.
Sobre Diego Saldanha
Diego Saldanha tem 35 anos, trabalha vendendo frutas nos faróis de Curitiba e criou a primeira ecobarreira do país. Cresceu brincando nas águas do Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Colombo. Com o tempo e a falta de consciência das pessoas o rio foi transformado em lixeira. Ele é casado e têm dois filhos. “Não queria deixar o Rio Atuba, onde passei toda minha infância, se acabar. O que vou deixar para meus filhos?”, se perguntou um dia.
Passados 5 anos de sua decisão de criar a ecobarreira, que nada mais é do que uma barreira posta entre as margens do rio e onde o lixo jogado no rio fica retido , Diego já recolheu 10 toneladas de lixo que estariam para sempre no rio. Parte dos resíduos que recolhe ele destina para as cooperativas de catadores, mas também resolveu criar o Museu do Lixo, para mostrar as coisas absurdas que já encontrou no rio. Quando encontra brinquedos, ele e a mãe, limpam, restauram e doam para crianças.
Por sua iniciativa inovadora e empreendedora, Diego (abaixo) ganhou fama internacional e contará detalhes de tudo isso nas palestras que fará no Parque Ambiental.
Sobre o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O projeto tem como objetivo avaliar possíveis interferências das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e necropsia nos mortos.