Atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano envolvendo, crianças, adolescentes, adultos e idosos de toda a região da Amurel
Com a missão de promover experiências culturais, educacionais, desportivas e sociais, proporcionando momentos de lazer e entretenimento, integrado com a preservação ambiental aos moradores de toda a região, o Parque Diamante +Energia, sediado em Capivari de Baixo/SC, inova ao lançar novos projetos culturais para este ano.
De acordo com a Coordenadora dos Projetos Culturais Incentivados do Parque, Dafna Rodrigues, 2026 será marcado pelo fomento à cultura, com ações que impactarão moradores de todas as idades. “O Parque tem sido referência na promoção da cultura e da arte e neste ano teremos muitas novidades que trarão reflexões, conscientização, inclusão e muita diversidade”, comenta.
Entre os novos projetos que serão lançados neste ano estão: Direitos em Cena, Podcast Pergunta Aí, Horta dos Saberes e Fora da Caixa.
Além das novidades, o Parque continua com o Plano Plurianual, que proporciona eventos semanais e as oficinas culturais gratuitas em diferentes modalidades.
As ações culturais gratuitas são realizadas por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Conheça mais sobre os novos projetos
Direitos em Cena: Crianças e Adolescentes Protagonistas de Transformações
O projeto “Direitos em Cena: Crianças e Adolescentes Protagonistas de Transformações” é viabilizado através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do estado de Santa Catarina, e promoverá espetáculos teatrais gratuitos para crianças e adolescentes da rede pública da região da Amurel. O projeto também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo e está disponível para adesão de Secretarias de outros municípios da Amurel.
Por meio da arte, o projeto quer estimular reflexão e fortalecer vínculos. Serão cerca de 30 apresentações em 10 meses, com quatro espetáculos para diferentes faixas etárias, que tratam de diversidade, prevenção à violência, inclusão, meio ambiente e saúde emocional.
O projeto deve alcançar cerca de 4 mil jovens, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo o protagonismo infantojuvenil.
Podcast Pergunta Aí
O podcast Pergunta Aí pretende levar informação e cultura através do protagonismo de crianças e adolescentes de Capivari de Baixo.
Neste projeto, que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo, os menores serão os entrevistadores e participarão da gravação de até 40 episódios tendo o podcast como ferramenta de transformação, cultura e informação, onde levantarão pautas e entrevistarão profissionais especialistas das áreas de interesses deles.
O projeto recebe o patrocínio do Itaú Social via Fundo da Infância de Capivari de Baixo.
Horta dos Saberes
O projeto atenderá até 70 pessoas idosas de Capivari de Baixo, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, com atividades realizadas no Parque Diamante +Energia, em articulação com a rede socioassistencial e a comunidade local.
Ao longo de oito meses, serão realizados 24 encontros educativos e práticos, além de ações temáticas de saúde e bem-estar, ações intergeracionais, atividades comunitárias abertas, oficinas integrativas e um passeio final de integração. O projeto também prevê monitoramento contínuo e a elaboração de um relatório final de impacto social. O projeto será viabilizado através do Fundo do Idoso de Capivari de Baixo com patrocínio da Diamante Energia.
Fora da Caixa
O projeto Pensando Fora da Caixa promove a alfabetização científica de crianças e adolescentes por meio da realização de uma Feira de Ciências, estimulando o pensamento crítico, a criatividade, o interesse por ciência, tecnologia e inovação, além da valorização da cidadania e da responsabilidade socioambiental.
A iniciativa articula escolas públicas, profissionais voluntários e a comunidade, conectando teoria e prática de forma lúdica e participativa. O objetivo é envolver estudantes de sete escolas públicas de Capivari de Baixo.
Os melhores projetos apresentados concorrerão a uma premiação com direito a visita técnica ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Os alunos que se destacarem e professores também serão premiados com a doação de tablets. O projeto será viabilizado através do Fundo da Infância de Capivari de Baixo com patrocínio da Diamante Energia e contará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Capivari de Baixo para a execução.
Acompanhe as novidades e ações do Parque pelo site parquediamanteenergia.com.br e pelas redes sociais (@parquediamanteenergia).