A iniciativa tem como objetivo promover educação ambiental, cidadania e desenvolvimento pessoal para crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos
O projeto Guardiões da Natureza, que iniciará no Parque Diamante +Energia, alcançou um resultado acima das expectativas antes mesmo do início das atividades.
Com grande adesão da comunidade, o número de inscrições superou a meta inicial, com mais de 60 inscritos, demonstrando o interesse do público por iniciativas voltadas à educação ambiental, sustentabilidade e conexão com a natureza.
A expressiva procura reforça a importância de projetos que promovem a conscientização ambiental e incentivam a participação ativa de crianças e jovens em ações de preservação e cuidado com o meio ambiente.
As atividades terão início em agosto e serão marcadas por uma cerimônia de abertura no Parque Diamante. O evento dará as boas-vindas aos participantes e apresentará a proposta de promover atividades voltadas à educação ambiental, cidadania, patrimônio natural, fauna, flora e desenvolvimento de valores como responsabilidade e trabalho em equipe.
O projeto
O Projeto Guardiões da Natureza nasce com o propósito de despertar em cada jovem o sentimento de pertencimento, cuidado e responsabilidade com o planeta.
Destinado a adolescentes de 10 a 15 anos do município de Capivari de Baixo, o projeto convida os participantes a viverem experiências transformadoras por meio da educação ambiental na prática — colocando a mão na terra, explorando a natureza e entendendo, de forma real, a importância de preservar o mundo em que vivemos.
Ao longo da jornada, são abordados temas essenciais como sustentabilidade, preservação dos recursos naturais, biodiversidade, mudanças climáticas, consumo consciente, cidadania e valorização do patrimônio ambiental e cultural. Cada atividade é pensada para despertar o olhar crítico, a empatia e o compromisso com a coletividade.
O projeto planta sementes que vão além das atividades: forma jovens preparados para transformar suas comunidades e construir um futuro mais equilibrado, justo e sustentável.
Ao final da ação, os estudantes participarão de uma cerimônia de formatura e receberão o título de Guardiões da Natureza, simbolizando seu compromisso com a preservação ambiental.
O projeto gratuito é realizado pelo Parque Diamante +Energia por meio do Fundo da Infância e Adolescência com patrocínio da Diamante Energia.